terça-feira, 4 de maio de 2010

15/04/2009 Grêmio 2 x 0 U. de Chile (CHI) - Libertadores


UNIVERSIDADE 0 x 2 GRÊMIO

Universidade
Miguel Pinto; González, Olarra e Rojas; Díaz, Iturra, Estrada e Contreras; Cuevas (Gomez), Hernández (Villalobos) e Olivera
Técnico: Sérgio Markarian

Grêmio
Victor; Léo (Thiego), Rafael Marques e Réver; Makelele, Adilson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas (Herrera) e Maxi López (Orteman)
Técnico: Marcelo Rospide

Data: 15/4/2009 (quarta-feira). Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile). Árbitro: Carlos Amarilla (PAR). Auxiliares: Emigdio Ruiz e Milcíades Saldívar (PAR). Cartões amarelos: Léo, Réver, Makelele, Tcheco, Thiego, Adílson (Grêmio); Olivera (Universidade). Cartão vermelho: Olivera (Universidade). Gols: Léo, aos 31min do primeiro tempo. Max López, aos 20min do segundo tempo.


Grêmio bate Universidade no Chile e confirma liderança antecipada

Com personalidade, o Grêmio foi ao Chile e venceu o Universidade por 2 a 0, na noite desta quarta-feira. Mais do que manter a campanha invicta na Libertadores da América, o resultado garante, com uma rodada de antecedência, a classificação como líder do grupo 7. Léo abriu o placar e Maxi López, num contra-ataque, decretou o trunfo do clube brasileiro.

Numa atuação inteligente, o Tricolor soube se defender e aproveitar as poucas oportunidades criadas no ataque, mostrando que o técnico Marcelo Rospide tem sido um competente interino. Chegando aos 13 pontos na tabela da primeira fase, o time já tem lugar nas oitavas-de-final e tem o segundo melhor aproveitamento da competição - quatro vitórias e um empate -, ficando atrás apenas do Boca Juniors.

Com uma postura defensiva, o Grêmio deixava o Universidade avançar no começo da partida, e saía para o jogo sem pressa, trocando passes, fazendo o adversário correr mais. Os chilenos tinham mais posse de bola, se esforçavam para abrir o placar, tiveram oportunidades, mas o Tricolor foi mais eficiente na vez que foi ao ataque.

Aos 31, Souza cobrou falta da esquerda, e depois de Jonas acertar o travessão, Léo aproveitou o rebote e fez, de cabeça, 1 a 0. O zagueiro se redimiu de um lance anterior, quando chutou em cima do adversário e a bola bateu no poste.

A estratégia gaúcha funcionou e foi mantida, mesmo que isso permitisse ao adversário pressionar em busca o empate. Mas até o intervalo a equipe conseguiu segurar a vantagem. "Suportamos bem a pressão inicial, tivemos oportunidades. Precisamos tomar cuidado porque a pressão vai ser ainda maior no segundo tempo", analisou o interino Marcelo Rospide.

E o Universidade voltou do vestiário ainda mais incisivo, acumulando escanteios, mas sem conseguir furar Victor. O Grêmio já não conseguia mais controlar o ímpeto do rival, e raramente tirava a bola do campo defensivo. E mais uma vez, quando os chilenos pareciam perto do gol, levaram um balde de água fria. Aos 20 Souza arrancou pela esquerda e serviu Maxi López, que dentro da área só deu um toque sutil na saída do goleiro: 2 a 0.

Sem ânimo para tentar a reação, o Universidade parecia desgastado, e ainda teve Olivera expulso, por reclamação. Por sua vez, o Grêmio só tocou a bola despreocupadamente, apenas esperando o apito final para comemorar a classificação como líder da chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário