terça-feira, 27 de abril de 2010

25/04/2010 Grêmio 2 x 0 Internacional - Gauchão


Inter 0 x 2 Grêmio – Final do Gauchão 2010

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por Altemir Hausmann e José Otávio Bittencourt.
Gols: Rodrigo (G), aos 22min, e Borges (G), aos 42min, ambos no 2º tempo.
Cartões amarelos: Alecsandro, Guiñazu, Bolívar e Juan (I); Rodrigo, Neuton, Leandro, Victor (G).

INTER 0: Pato Abbonanzieri; Nei, Bolívar, Sorondo e Juan; Sandro (Edu), Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e DAlessandro (Kléber Pereira); Walter e Alecsandro. Técnico: Jorge Fossati.

GRÊMIO 2: Victor; Edilson, Mário Fernandes, Rodrigo e Neuton; Ferdinando (Adilson), Willian Magrão, Leandro (Rochemback) e Hugo (Ozéia); Jonas e Borges. Técnico: Silas.

Grêmio vence o Inter no Gre-Nal 380 pela final do Gauchão

No Estádio Beira-Rio, Grêmio faz 2 a 0 e sai na frente na decisão

Mesmo fora de casa, o Grêmio larga em vantagem na decisão do Gauchão 2010. No Estádio Beira-Rio, os visitantes desta tarde de domingo venceram o rival Inter no clássico Gre-Nal 380 por 2 a 0.

Rodrigo e Borges marcaram os gols da vitória gremista, no segundo tempo. Com a vitória, o Grêmio pode empatar ou até mesmo perder por um gol de diferença no próximo domingo, no Estádio Olímpico, para conquistar o título Estadual.

Sob chuva, o Gre-Nal contrariou o folclore que o caracteriza como uma partida com muita marcação, e poucas chances de gol. Inter e Grêmio criaram belas oportunidades no primeiro tempo, oferecendo um clássico intenso aos torcedores.

Visitante, o Grêmio abriu os trabalhos. Aos 16min, Borges recebeu completamente livre, enquadrou o corpo, fez pose, mas errou o alvo. Chutou para fora, de frente para Abbondanzieri. Na sequência, Hugo cabeceou perto do poste direito.

A resposta foi rápida. Três minutos depois, Walter girou, deixou Mário Fernandes estatelado no gramado, e bateu para grande defesa de Victor. Abbondanzieri também trabalhou aos 21min, quando Jonas deixou dois adversários deitados no chão molhado, mas chutou fraco de perna esquerda.

Daí em diante, o Inter dominou o Gre-Nal. Em cobrança de escanteio, Edilson salvou o Grêmio sobre a linha. Depois, Sandro disparou um torpedo de fora da área, e a bola quase entrou no ângulo esquerdo.

Aos poucos, o controle colorado se resumiu à posse de bola. O Grêmio marcou bem, as chances de gol diminuíram, e houve tempo até para um tradicional bate-boca, com cartões amarelos para Alecsandro e Rodrigo.

Enquete: O título do Gauchão...

Nada se alterou no segundo tempo. Seguiram as disputas entre as intermediárias, e as boas chances de gol. Logo no início, Jonas titubeou na primeira, mas na segunda acertou o poste direito em chute à queima roupa.

Walter, protagonista do ataque colorado, resolveu testar Victor, e novamente encontrou uma parede, obrigando o goleiro gremista a espalmar duas vezes para escanteio.

Míssil da vitória

Aos 22min, foi preciso que o zagueiro Rodrigo fizesse aquilo que os atacantes das duas equipes não estavam conseguindo. Em cobrança de escanteio que veio da direita, ele voou na área colorada, e de cabeça acertou um míssil indefensável na goleira de Pato Abbondanzieri: Grêmio 1 a 0.

Jorge Fossati, técnico do Inter, recorreu ao banco de reservas. Colocou o meia-atacante Edu no lugar de Sandro, trocou Andrezinho por Giuliano, e ainda substituiu D'Alessandro pelo centroavante Kléber Pereira.

O Inter tentou pressionar. Silas fez o oposto, sacando o meia Leandro, e colocando Fábio Rochemback. Depois, entrou o zagueiro Ozéia, e saiu o meia Hugo.

Mas foi Willian Magrão quem acertou o travessão, em novo escanteio. Mais recuado, o Grêmio conseguiu segurar a vitória, e ampliou aos 42min, com Borges: 2 a 0 em pleno Beira-Rio.

Próximos jogos

Pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Inter volta a jogar na quarta-feira, dia 28 de abril, contra o Banfield – na Argentina. Na quinta-feira seguinte, o Grêmio visita o Fluminense no Rio de Janeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

O Gre-Nal decisivo do Gauchão 2010 está marcado para o próximo domingo, no Estádio Olímpico.

Vantagem gremista em Gre-Nais na final do Gauchão

Grêmio venceu 12 títulos sobre o rival, contra 10 vitórias do Inter

Está enganado quem pensa que é comum um Gre-Nal decidir o Gauchão. Em 2010, na 90ª edição do Estadual, a Dupla vai disputar o título, frente a frente, pela 23ª vez. O campeonato começou em 1919.

Contudo, o primeiro duelo entre Tricolor e Colorado foi 43 anos depois, em 1962 — o Grêmio tinha como destaques o zagueiro Airton Pavilhão e o meio-campista Milton Kuelle. O Colorado deu o troco no rival sete anos depois, com uma turma do goleiro Gainete e do atacante Valdomiro.

Inferiorizado em boa parte das estatística do clássico, o Grêmio mantém a liderança em finais em Gre-Nais: 12 a 10. A última final entre os dois foi em 2006, com conquista azul. No Olímpico, deu 0 a 0. No Beira-Rio, 1 a 1. O gol fora gol, de Pedro Júnior, valeu a conquista.

A última vez que o Inter se deu bem sobre o Grêmio foi em 1997, quando o atacante Fabiano fez o gol do título.

AS FINAIS

Grêmio campeão: 1962, 1964, 1977, 1980, 1985, 1986, 1987, 1989, 1990, 1995, 1999 e 2006

Inter campeão: 1969, 1974, 1975, 1976, 1978, 1981, 1982, 1991, 1992 e 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário